Acerca de mim

A minha foto
Este projecto encontra-se em fase de candidatura a parcerias com a finalidade de financiamento dedicado à sua abertura.

Quem Somos

José Luís Rodrigues, Andreia Nicolau, Sara Vieira, Filipe Leal, alunos do Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas do curso de Serviço Social 2º Ano e recentemente, Isabel Lousada investigadora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, somos autores de um projecto incidente na área da Acção Social, denominado Gabinete de Apoio Social de Proximidade – GASP apoiado pela Junta de Freguesia de Oeiras e São Julião da Barra, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas da Universidade Técnica de Lisboa, e pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tendo também em fase de candidatura a parceria da Fundação EDP e outras organizações.
   Pretendemos apoiar a prevenção de Maus Tratos Infantis e na 3ª Idade, Negligência Parental, Educação e Desenvolvimento de Adultos tudo dentro da temática da Pobreza e Exclusão Social muito sentida pela população local e nacional, no qual competirá às autarquias, através de uma acção sistemática e diversificada, minimizar estes problemas e competirá a nós estendermos um braço direito a esse fim.
   Esta preocupação de carácter social, face à pobreza e exclusão social, são as prioridades, requerendo o estudo e o diagnóstico dos respectivos problemas sociais, a fim de permitirem planear e executar programas de acção e de desenvolvimento, conforme as necessidades dos grupos e ou pessoas identificados.
   Preocupamos-nos de igual maneira pelos mais carismáticos problemas da sociedade portuguesa actual, centrados na 3ª Idade, em que notamos grande inflexibilidade de respostas para a sua resolução.
   Temos como finalidade então abranger toda a sociedade, promovendo a intersubjectividade e solidariedade entre gerações.

     


O que é?

O GASP é um serviço, que terá apoio camarário e que pretende prestar apoio à Comunidade local, constituído por uma equipa multidisciplinar, com as seguintes áreas:
                     1. Acção Social (Destinado a famílias, idosos e crianças e jovens em risco)

                     2. Habitação Social (atendendo a jovens casais, e famílias carenciadas)

                     3. Acção Social Escolar.

                     4. Acção e Interligação em Rede com vários serviços de Apoio e de Defesa dos Cidadãos, como a APAV, Cáritas, Banco Alimentar, IEFP, Acidi entre outros.

Tem como finalidade primordial melhorar as condições de vida da população carenciada do concelho, em especial a mais desfavorecida, numa óptica de prevenção/redução dos fenómenos da pobreza e exclusão social, procurando intervir prioritariamente junto dos grupos populacionais mais vulneráveis, como os idosos isolados, famílias empobrecidas, etc.

16 comentários:

  1. Muitos parabéns pelo projecto. É importante que projectos deste género surjam tendo em vista as, cada vez mais, carências da sociedade portuguesa e a incapacidade do poder político para tornar os portugueses cada vez mais PESSOAS. Bem hajam! Estarei disponível para colaborar convosco no que for preciso.

    ResponderEliminar
  2. A importância do contributo dos idosos para a sociedade e incentivar os responsáveis políticos e todas partes interessadas a tomarem medidas para criar as condições necessárias ao envelhecimento ativo e ao reforço da solidariedade entre as gerações.

    O que se entende por envelhecimento ativo?ser velho ou ser um jovem velho?

    A noção de envelhecimento ativo refere-se à possibilidade de envelhecer com saúde e autonomia, continuando a participar plenamente na sociedade enquanto cidadão ativo. Independentemente da idade, todos podem continuar a desempenhar um papel na sociedade e a usufruir de uma boa qualidade de vida. O desafio consiste em aproveitar da melhor forma o enorme potencial que cada um conserva até ao fim da vida. à medida que a esperança de vida aumenta em toda a Europa, a idade da reforma aumenta também, mas muitos receiam não conseguir manter o emprego ou não encontrar outro de forma a poderem usufruir de uma reforma decente. É necessário dar melhores perspetivas de emprego aos trabalhadores mais idosos. sair do mercado de trabalho não significa ficar inativo. O contributo dos mais velhos para a sociedade é muitas vezes ignorado. De facto, esquecemos que são eles que cuidam frequentemente dos netos e até dos próprios pais ou do cônjuge, além de fazerem muitas vezes um trabalho de voluntariado. a saúde deteriora-se muitas vezes com a idade, mas as consequências desse deterioração podem ser atenuadas de muitas maneiras. Pequenas mudanças à nossa volta podem melhorar significativamente a vida das pessoas com deficiência ou problemas de saúde. O envelhecimento ativo significa também desenvolver a capacidade dos idosos para manter a autonomia o máximo de tempo possível.por isso com este projeto queremos mostrar que envelhecer nao e morrer mas sim começar uma nova etapa.

    ResponderEliminar
  3. É muito bom ter conhecimento de que ainda existem projectos assim! vou continuar a acompanhar sem duvida esta causa e espero sinceramente que o projecto seja desenvolvido com toda a força e garra que demonstram ter! Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando temos pessoas a precisar cada vez mais de apoio, a força e a garra são elementos principais na nossa intervenção.
      Muito obrigado Vera,
      GASP

      Eliminar
  4. Fico contente pela existência de projectos desta natureza no combate às calamidades que tem vindo a surgir na nossa sociedade. Espero que este projecto consiga prosperar e que sirva de exemplo a outros movimentos e projectos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São projectos desta natureza que tentam com que a sociedade em que vivemos não caia na fatalidade de se tornar selvagem. Pretendemos assim, reavivar valores, que à muito esquecidos, contribuem para uma sociedade mais feliz, a intersubjectividade entre organizações é fundamental à nossa luz.
      Muito Obrigado pelo apoio Carla,
      GASP

      Eliminar
  5. Muitos Parabéns pelo projecto. Este projecto assume uma extrema importância na actualidade. Continuação de um bom trabalho. Aproveito para informar que sendo um cidadão atento à realidade e preocupado com os problemas da sociedade, tenho levado a cabo a realização de várias iniciativas contra a violência doméstica e contra os maus-tratos, abandono e negligência praticados contra os idosos. Há alguns meses, criei uma petição pública que apela para que a Assembleia da República crie uma comissão nacional para a protecção da terceira idade, em moldes semelhantes, às já existentes comissões de protecção de crianças e jovens em risco. Esta iniciativa mereceu a atenção da comunicação social e até ao momento já reuniu mais de 4910 assinaturas. Em breve, será enviada para a Assembleia da República. Gostaria de saber o que pensam desta iniciativa e se estariam disponíveis para apoia-la.

    A petição está disponível em http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N19925

    Com os melhores cumprimentos

    Tiago Rafael Bessa Landreiras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tiago, Parabéns pelo seu trabalho e pela excelente iniciativa, temos todo o gosto em assinar a petição e angariar mais assinaturas para que esta se torne assim, cada vez mais viável aos olhos da Assembleia da República.
      Temos também interesse em seguir de perto o seu trabalho e gostaríamos de entrar em contacto consigo se fosse possível, por email por exemplo.
      Gratos pela sua contribuição,
      GASP

      Eliminar
    2. Excelentíssimo Gabinete de Apoio Social de Proximidade, muito obrigado pelo apoio e com certeza que é possível entrar em contacto comigo, por email por exemplo. O meu e-mail é tiagolandreiras@hotmail.com

      Com os melhores cumprimentos

      Tiago Landreiras

      Eliminar
  6. José luis rodrigues12 de abril de 2012 às 10:57

    Sonhar jovem ou idoso é alimentar o ego

    Velho e idoso são diferentes. O primeiro resmunga, lamenta e se esquece que é um privilegiado da sorte. O segundo nunca perde a esperança de ficar velho. Uma pessoa fica ultrapassada quando tem por hábito dizer o tempo que passou. Importante é sonhar, praticar esportes leves e não pensar em descansar em berço eterno. Idoso tem saudade dos bons tempos, enquanto o velho sofre só em pensar que tem de prestar contas ao Criador. Assim, o idoso passa o seu tempo e não chega à velhice.
    Erroneamente o idoso é retratado como um pensador crítico, com mentalidade puritana. Quando se sabe que o idoso sem arrogância, bem humorado pode e deve ser considerado com pessoa que não se esconde por trás de isolamentos fictícios e não brinca de ingrato. Este é um engano comparado a outro que diz que o adolescente vive só para o seu dia-a-dia e o idoso para o seu último estágio. O idoso não é o relicário de dogmas, simplesmente é o depositário da filosofia investigativa da vida, que vive em um processo de tentativas de erros e acertos, aliado a um pouco de sorte. Na verdade tudo tem a ver com o limitado comportamento da inteligência humana, com suas emoções, atitudes, elogios e afagos. O resto é arenga de velho e bravata de jovem.

    ResponderEliminar
  7. MENSAGEM DE UM IDOSO
    * Se meu andar é hesitante e minhas mãos trêmulas, ampare-me...
    * Se minha audição não é boa e tenho de me esforçar para ouvir o que você está dizendo, procure entender-me...
    * Se minha visão é imperfeita e o meu entendimento é escasso, ajude-me com paciência...
    * Se minhas mãos tremem e derrubam comida na mesa ou no chão, por favor não se irrite, tentei fazer o melhor que pude...
    * Se você me encontrar na rua, não faça de conta que não me viu, pare para conversar comigo, sinto-me tão só...
    * Se você na sua sensibilidade me vê triste e só, simplesmente partilhe um sorriso e seja solidário...
    * Se lhe contei pela terceira vez a mesma "história" num só dia, não me repreenda, simplesmente ouça-me...
    * Se me comporto como criança, cerque-me de carinho...
    * Se estou com medo da morte e tento negá-la, ajude-me na preparação para o adeus...
    * Se estou doente e sou um peso em sua vida, não me abandone, um dia você terá a minha idade...
    A única coisa que desejo neste meu final da jornada, é um pouco de respeito e de amor...
    Um pouco...
    Do muito que te dei um dia !!!
    (Autor Indefinido)

    Como Auxiliar de Acção Directa ao Idoso, vejo-me todos os dias nesta citação,cuidar de um idoso exige uma dedicação total, exige que a nossa vida fique à entrada da porta quando por ela passamos e que vivamos a vida que está para dentro de essa porta, exige compreensão dessa vida, por menos sentido que ela nos faça. O cuidar da velhice é uma forma de amor diferente que muitos desconhecem mas que nos enriquece todos os dias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José Luis Rodrigues8 de maio de 2012 às 00:34

      Elizabete Fernades

      É com grande Gratidão e uma sensação tão agradável que adorei as suas palavras e vejo que vem de um coração caloroso e bom. Quase todos temos motivos para a gratidão, quando pessoas como a Elizabete tiverem tempo para partilhar os seus mais cinseros pensamentos é o que mais importa importa para a nossa causa e que nos fortelesse para que possamos seguir em frente. As coisas que você faz, com tanta compreensão e bondade, me enchem de gratidão por ter a sua amizade. Obrigada, por se importar com o GASP,e espero que posamos contar com mais experiencias da sua vida e palavras amigas ,em meu nome e dos meus colegas do GASP,muito obrigado.

      Eliminar
  8. Meus caros e estimados colegas,
    Fico estremamente contente com a vossa iniciativa. Espero que entre outros colegas de turma surjam mais coisas, mesmo que seja de outras temáticas, pois é na diferença é que está a união.
    No que toca a mim, podem contar comigo no que precisarem, principalmente para idosos e crianças, pois como podem ver no meu blog (omeusitiozenico.blogspot.com) tenho formação em massagem e especializei-me em idosos, crianças e grávidas. Caso vos surja interesse para uma acção/projecto de intervenção dentro desta temática para estes destinários, é só falarem comigo. Terei todo o gosto em vos ajudar. Quero que publiquem as novidades, pois vou continuar a seguir-vos. Beijos, Susana Manuel.

    ResponderEliminar
  9. Hospital de Santa Maria
    Um simples brinquedo, para uma criança que está internada num Hospital, pode ser a porta de entrada de mundo imaginário e alegre, que a vai fazer esquecer, nem que seja por um momento, todo o sofrimento e dor pela qual passa. Você pode ajudar. Ofereça um brinquedo... Não lhe custa mais do que isto. Prometemos em troca, um enorme SORRISO. Obrigada! Muitas das vezes temos brinquedos e livros que não sabemos o que fazer ou para onde dar, e muitas das vezes vão para o lixo, lembre-se que nos hospitais na Pediatria estão crianças internadas que necessitam de algo para se entreterem, por isso tornem esta iniciativa rentável e ofereçam brinquedos e livros que estejam em bom estado para fazermos estas crianças sorrirem de alegria com pouco que damos mas que para elas e muito.
    Uma iniciativa do GASP

    ResponderEliminar
  10. Uma iniciativa do GASP
    Desde já queremos agradecer a todos os envolvidos na campanha de recolha de alimentos que levamos a cabo na Freguesia de Oeiras e São Julião da Barra e que ainda tivemos uma boa recolha de alimentos oferecidos pelos alunos das escolas da Freguesia que aderiram e tivemos uma boa resposta no que nos foi oferecido para as famílias carenciadas desta Freguesia, esteve também envolvido o Sr. Presidente Carlos Morgado e a assistente social Dra. Júlia da Junta de Freguesia. Porquê juntos marca-mos a diferença.

    ResponderEliminar

Número total de visualizações de páginas